DL Cor Convênios | Gaspar - SC 
  • Assistência Familiar 24h - 47 3332-1248
  • R. Dr. Nereu Ramos, 1049 - Sala 01 - Gaspar - SC / Fone: 47 3332-6891


Como Funciona o Cérebro de Uma Pessoa Com Insônia

Como Funciona o Cérebro de Uma Pessoa Com Insônia

As pessoas com insônia crônica estão constantemente processando informações no cérebro e é isso o que interrompe seu sono.

Em que se diferenciam os cérebros das pessoas com insônia dos que dormem bem?

O cérebro das pessoas com insônia tem mais atividade, mais capacidade de adaptação à mudança (plasticidade) e uma maior excitabilidade dos neurônios no córtex motor (que é a parte do cérebro que controla o movimento), que as pessoas que não têm problemas de sono.

Esta é uma das conclusões de um estudo, publicado na revista Sleep, no qual os investigadores examinaram 28 adultos, 18 deles com a insônia, aos quais foram administrados 65 pulsos elétricos de estimulação magnética transcraniana. Essa técnica envia impulsos elétricos indolores para o cérebro para estimular o córtex motor, a região do cérebro que controla os movimentos corporais involuntários. Foi medido qualquer movimento involuntário do polegar, assim como a velocidade e a direção desses movimentos.

Durante 30 minutos, os investigadores treinaram os pacientes para que fossem capazes de mover seu polegar na direção oposta ao movimento involuntário causado pelos impulsos elétricos, e, em seguida, voltaram a introduzir os impulsos elétricos.

Quanto mais capacidade tinha o sujeito para mover o polegar na direção oposta ao movimento involuntário, mais atividade e plasticidade tinha o córtex motor do cérebro.

Os resultados mostraram que os cérebros dos participantes que tinham insônia crônica podiam ser treinados mais facilmente do que os cérebros daqueles que dormiram bem, o que significa que eles têm níveis mais altos de atividade e plasticidade na região do córtex motor.

O que não fica claro é se este aumento na plasticidade do córtex motor do cérebro é uma das causas da insônia ou se é parte de um mecanismo de compensação para tentar combater os problemas associados com a insônia crônica. A insônia crônica pode causar um aumento do metabolismo e dos níveis de cortisol, o que poderia estar relacionado com a maior plasticidade do cérebro das pessoas com insônia.

Fonte: saudedicas